terça-feira, 26 de outubro de 2010

Da Dificuldade de Se Apaixonar



Será que com o passar dos anos a gente perde o 'dom' de se apaixonar?
Será que a maturidade influência?
Será que a paixão é sinônimo de hormônios da puberdade?
Será que a correria da idade adulta com todos os seus problemas e obrigações nos deixa insensíveis a paixão?

Ou melhor, será que a paixão depende de nós - é uma escolha? -  ou - como imaginamos - algo espontâneo?

Eu não sei, mesmo!

4 comentários:

  1. Vixe, perguntas enigmiaticas, e quer respostas assim de boa?

    A história é ponteada de contos de paixões tardias, de reencontros inesperados, reconciliações e outras impressões...

    Maturidade é consequencia do crescimento, não um fator de... impecilho, se me permite responder assim... Afinal, a maturidade não precisa matar a criança interior, e paixões pipocam de todos os lugares, em todos os momentos...

    ResponderExcluir
  2. Mas o que acontece, por simples observação, é a busca cada vez maior de se encontrar o amor ou a paixão em filmes, novelas, livros ... Meio que viver a vida amorosa das personagens e, mesmo que momentaneamente, suprir o fato de 'não' vivermos essa paixão romantizada.
    Daí, o que parece é que quanto mais 'velhos' e mais práticos, mais racionais e menos 'apaixonados'!
    Não há como por razão e paixão na mesma frase, dá?

    ResponderExcluir
  3. Ah, não, não falei da paixão romantica das novelas e filmes... falo de paixão real... que voce sabe que sente por outra pessoa quando você sabe que sente também por você...
    Paixão que se converte em amor quando você está feliz por ser feliz... E não porque colocou a sua felicidade na mão de outra pessoa.

    Ser feliz ao lado de alguém, e não porque alguém lhe "permitiu".

    A razão da paixão é a paixão em si. ^_^

    ResponderExcluir
  4. A maturidade traz muitas coisas boas, como o repensar de nossas ações e escolhas. Também faz com que fiquemos cada vez mais exigentes com tudo e com todos. Não sei se a paixão é uma escolha. Mas, já a vi brotando aos poucos, de mansinho, e simplesmente nutrindo-se dela mesma. Alguns dizem que ela acaba, mas eu acredito que não. Pra mim ela é um sentimento sempre presente. Não só o que se sente por alguém, mas por tudo o que te deixa feliz e proporciona bem-estar.

    Gosto muito de uma versão que ouvi em um dos episódios da Buffy, e foi dita pelo Angel, que diz:

    “A Paixão.. Ela está presente em todos nós, adormecida, à espera. E, ainda que não seja desejada, que não seja procurada, ela entrará em ebulição, abrirá as suas mandíbulas e uivará. Ela fala conosco, nos guia. A paixão nos comanda e nós a obedecemos. Que outra escolha temos? A paixão é a fonte de nossos melhores momentos, a alegria do amor, a clareza do ódio, e o êxtase do desgosto. Ás vezes dói mais do que podemos agüentar. Se nós pudéssemos viver sem paixão, talvez conhecêssemos algum tipo de paz, mas seriamos vazios. Salas vazias, fechadas e úmidas. Sem paixão...estaríamos mortos de verdade” Angel (Buffy - The Vampire Slayer)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.